Tudo Sobre Beleza

Blog, Fica a Dica, Perfumes | 22/01/2020

Guia do Perfume Perfeito: descubra como escolher o perfume ideal

“Não sei como escolher o perfume ideal para mim e agora? ”.

Essa é a pergunta de um milhão de dólares. São tantas opções, fragrâncias e aromas diferentes que a maioria das pessoas fica confusa na hora de escolher o melhor perfume. Por isso, acabam escolhendo qualquer um, sem nenhum porquê.

E sabe o que acontece? Essas mesmas pessoas se arrependem, e por fim, acabam deixando o perfume empoeirando na estante. Mas, fique tranquilo(a)! Nós te entendemos e, hoje, vamos te ajudar nessa missão! 😉

Para isso, a Sieno criou o Guia do Perfume Perfeito para você aprender um pouco mais sobre esse universo tão rico da perfumaria. Você vai ficar de boca aberta com tantos detalhes que precisam ser considerados na hora da escolhae que fazem uma tremenda diferença.

Neste guia vamos falar:

  • Quais são as principais fragrâncias
  • Quais são os lugares indicados para passar perfume
  • Os 3 passos para seguir na hora em que for escolher seu perfume
  • 3 erros para evitar na hora de escolher um perfume

Vamos lá?

Principais fragrâncias

principais-fragrancias

O primeiro passo para acertar na escolha da fragrância ideal é definir a sua família aromática preferida. Cada perfume tem suas próprias características que se encaixam em vários tipos de aromas, como os cítricos, florais, frutais, amadeirados, orientais, aquáticos, entre outros.

Cada família têm as suas próprias peculiaridades bem definidas, feitas especialmente para agradar a diversos gostos e definir variados tipos de perfumes. Por isso, antes de comprar o seu próximo perfume, conheça cada família para ver qual se adequa mais asua personalidade.

Hoje em dia, existem milhares de fragrâncias diferentes, e é exatamente por isso que grandes referências internacionais da perfumaria dividiram as mesmas em famílias aromáticas. Dessa forma, aqui citaremos as 3 principais de forma bem objetiva para você entender qual o que mais combina com seu estilo.

Cítricos

perfumes-citricos

Essa categoria, também conhecida como “hesperídeos”, tem os seus aromas com foco em frutas cítricas como a laranja, limão, toranja, bergamota e tangerina. Esta família aromática produz perfumes mais refrescantes, frescos e suaves. Sendo assim, são ideais para épocas como o verão, que pedem mais refresco devido ao calor intenso. Os cítricos estão frequentemente presentes na maioria dos perfumes masculinos e também dos perfumes unissex.

Veja um exemplo de perfume cítrico unissex:

Eau de Givenchy Unissex Eau de Toilette

Como escolher o perfume ideal | Eau de Givenchy Unissex Eau de Toilette | Blog Sieno
Eau de Givenchy Unissex Eau de Toilette

Florais

Guia do Perfume Perfeito | Blog Sieno

A família aromática dos florais é mais comum em perfumes femininos, servindo de inspiração para fragrâncias mais românticas. Nem precisamos dizer que os cheiros das flores são incrivelmente maravilhosos! Além disso, ao mesmo tempo em que são suaves, conseguem transmitir um poder e delicadeza incomparável para qualquer mulher.

Geralmente, é necessário apenas uma espécie de flor para a criação do perfume, como a rosa, violeta ou jasmin. Contudo, também existem misturas, como se fossem um “buquê” dentro de um frasco, que arrancam suspiros!

Confira alguns exemplos dos melhores perfumes florais:

La Vie Est Belle Feminino L’Eau de Parfum

Como escolher o perfume ideal | La Vie Est Belle Feminino L'Eau de Parfum | Blog Sieno
La Vie Est Belle Feminino L’Eau de Parfum

Good Girl Feminino Eau de Parfum

Como escolher o perfume ideal | Good Girl Feminino Eau de Parfum | Blog Sieno
Good Girl Feminino Eau de Parfum

Flower By Kenzo Feminino Eau de Parfum

Como escolher o perfume ideal | Flower By Kenzo Feminino Eau de Parfum | Blog Sieno
Flower By Kenzo Feminino Eau de Parfum

Amadeirados

Como escolher o perfume ideal | Blog Sieno

O próprio nome já diz sobre o que se trata essa família: essências de madeira. Essa categoria conta com perfumes incrivelmente poderosos e sedutores, tanto femininos quanto masculinos, que são sucesso. Além disso, outro ponto importante é que, quando o amadeirado é combinado com os cítricos e os florais, o resultado fica ainda mais vibrante.

Dê uma olhada em alguns exemplos de perfumes amadeirados:

1 Million Masculino Eau de Toilette

Como escolher o perfume ideal | 1 Million Masculino Eau de Toilette | Blog Sieno
1 Million Masculino Eau de Toilette

Y2K Pais Paris Elysees Masculino Eau de toilette

Como escolher o perfume ideal | Y2K Pais Paris Elysees Masculino Eau de toilette | Blog Sieno
Y2K Pais Paris Elysees Masculino Eau de toilette

Frutais

Como escolher o perfume ideal | Blog Sieno

A família aromática frutal possui uma forte presença das frutas. Elas são leves e quase sempre com um toque adocicado marcante. Esse tipo de fragrância harmoniza muito bem com um estilo mais casual e divertido, ideal para o dia a dia.

Provavelmente você esteja se perguntando qual a diferença entre os perfumes frutais e os cítricos, já que ambos têm o destaque nas notas de frutas. A resposta é simples: enquanto nos perfumes frutais, as frutas são mais doces, como pêssego, morango, maçã, lichia e frutas vermelhas, em geral, os cítricos são focados em frutas cítricas como mostramos anteriormente. 

Os aromas frutais são encontrados com mais facilidade entre os perfumes femininos, mas algumas fragrâncias masculinas ganham o destaque dessas notas também.

Veja alguns perfumes que fazem parte dessa família:

J’adore Feminino Eau de Parfum

Como escolher o perfume ideal | J'adore Feminino Eau de Parfum | Blog Sieno
J’adore Feminino Eau de Parfum

212 Vip Rosé Feminino Eau de Parfum

Como escolher o perfume ideal | 212 Vip Rosé Feminino Eau de Parfum | Blog Sieno
212 Vip Rosé Feminino Eau de Parfum

Lugares indicados para passar perfume

Outro ponto de extrema importância que não podíamos deixar de fora desse guia é responder a frequente dúvida: “Onde passar o perfume? Em quais lugares do corpo é ideal aplicar? ”.

Como escolher o perfume ideal | Blog Sieno

Apesar de não existir nenhuma regra absoluta, alguns lugares específicos ajudam na durabilidade do aroma. Portanto, é indicado aplicá-lo em regiões estratégicas, que, no caso, são áreas mais quentes do corpo devido à circulação sanguínea como:

  • Pulsos;
  • Pescoço;
  • Atrás das orelhas;
  • Joelhos;
  • Cotovelos;
  • Parte interna das coxas.

Esses locais aderem muito bem a fragrância e fazem com que o perfume evapore suavemente, liberando a essência aos poucos de forma agradável.

Os 3 passos para seguir na hora em que for escolher seu perfume

Agora que você já conhece as principais famílias aromáticas e os locais ideais para aplicar sua fragrância, vamos te mostrar os 3 passos essenciais para você seguir para escolher o seu perfume ideal.

1º Passo: escolha sua família aromática

Como escolher o perfume ideal | Blog Sieno

Se desejar, volte ao primeiro tópico abordado neste guia onde citamos as principais famílias aromáticas existentes e então faça a escolha da sua favorita.

Você tem preferência por um aroma mais floral, frutal, amadeirado, cítrico ou oriental? Depois de decidir seu preferido, ficará mais fácil fazer suas escolhas na hora da compra.

2º Passo: veja se ele reflete a sua personalidade

Como escolher o perfume ideal | Blog Sieno

O perfume que você for comprar precisa transparecer a sua personalidade. Então, pare um momento e reflita sobre quem você é e qual aroma combinaria mais com o seu jeito de ser.

Por exemplo, se você é uma pessoa mais meiga e delicada, um perfume floral pode harmonizar melhor do que outros estilos. Por outro lado, se você é uma pessoa mais ousada, é mais indicado perfumes com notas florais orientais ou frutais com mais presença, pois as notas gourmand conseguem proporcionar um toque mais sensual e poderoso.

3º Passo: analise a ocasião

Como escolher o perfume ideal | Blog Sieno

Para que você quer esse perfume? Para situações casuais, como ir para o trabalho e faculdade, algo mais informal como sair para a balada com os amigos ou até aquele encontro romântico com o boy? 😉

Os perfumes mais suaves, com uma fragrância mais cítrica, por exemplo, são ideais para situações do dia a dia. Enquanto isso, aqueles que possuem um aroma mais amadeirado são indicados para uso noturno. Por isso, o ideal é ter um perfume para cada ocasião.

3 erros para evitar na hora de escolher um perfume

Agora que você já sabe o que tem que fazer, vamos mostrar o que não deve fazer. Algumas borrifadas e acabou? Não! O uso de perfumes requer habilidade, sutileza e delicadeza.

A seguir, elencamos alguns erros comuns que a maioria das pessoas comete em relação aos perfumes. Dessa forma, você terá o melhor aproveitamento possível do produto.

1. Não esfregue a área que aplicou o perfume

Como escolher o perfume ideal | Blog Sieno

Esse erro, na maioria das vezes, é feito de forma inconsciente. Esfregar o local em que você colocou o perfume muda o curso do aroma, em outras palavras, deixando-o com um cheiro totalmente diferente do original. Isso porque a fricção faz com que a pele esquente, o que pode causar a desarmonizarão da fragrância.

Para manter o aroma original do perfume e fazer com que o mesmo dure mais tempo, borrife o perfume levemente em uma das áreas que indicamos no tópico anterior. Depois, é só deixar o líquido penetrar e pronto!

2. Guardar o perfume em um local inadequado

Esse é um dos piores erros que alguém pode cometer! Na hora de armazenar seu perfume, tome cuidado. Dependendo do espaço escolhido, a fragrância pode perder totalmente a qualidade, sendo até necessário jogá-lo fora.

Deixar o perfume no banheiro, por exemplo, afeta seu frescor e pode fazer com que seus componentes mudem de aroma e envelheçam mais rápido. Isso porque a luz, o calor e umidade podem danificar seriamente o mesmo.

Sendo assim, para que o seu perfume mantenha o mesmo aroma, a indicação é mantê-lo em um ambiente fresco e longe da luz solar, pois o perfume é extremamente sensível às mudanças de clima.

Então, lembre-se: seu perfume precisa estar à temperatura ambiente para aumentar sua duração e o mesmo tempo não perder sua originalidade.  

3. Aplicar na roupa

E aí, você faz isso? Aplicar o perfume na roupa é um outro erro muito comum que a maioria das pessoas faz. Além de correr o risco de misturar aromas, deixando um cheiro desagradável, você também pode manchar a sua roupa. Até porque, todos os perfumes contêm elementos químicos que podem danificar o tecido. Então, escolha borrifá-lo apenas em suas regiões corporais, combinado?

Seu perfume ideal está na Sieno

O que você achou do nosso Guia do Perfume Perfeito? Esperamos que ele realmente tenha te ajudado a conhecer um pouco mais sobre o universo dos perfumes! Sabemos que existem muitos detalhes, mas, entender um pouco mais sobre o assunto, pode ajudar quando a dúvida “como escolher o perfume ideal” aparecer!

Agora, queremos saber de você: já encontrou o perfume que tem tudo a ver com você? Além desses que trouxemos, na loja online da Sieno existem inúmeras opções para todos os gostos! São centenas de perfumes importados originais, além de outros itens da área de beleza.

Por isso, não perca tempo e garanta já suas compras com condições incríveis de pagamento, em até 10x sem juros ou com 10% de desconto no boleto! Boas compras!