Tudo Sobre Beleza

Blog | 08/07/2021

O que são notas de perfume? Descubra mais sobre o assunto!

Se você A-M-A a perfumaria, já parou para pensar o que são notas de perfume, não é mesmo? Até porque, com o tempo, percebemos que devemos prestar muita atenção a esses detalhes na hora de comprar perfume. 

Sendo assim, para te ajudar a conhecer e entender um pouquinho mais sobre o universo dos perfumes, a Sieno preparou este conteúdo super completo. Assim, ficará muito mais fácil escolher as suas fragrâncias preferidas e se encantar ainda mais! E aí, preparada? Então, continue a leitura e surpreenda-se! 

Perfumes que combinam com você 

Você tem aquele perfume que reflete perfeitamente a sua personalidade? Para além da simples definição de um aroma doce ou floral, existe muito mais por trás de uma fragrância! 

Isso, na verdade, pode ser explicado pelas diferentes famílias olfativas existentes, pelas notas olfativas e pelos acordes de fragrância, que são o resultado da combinação das notas. 

Além disso, vale ressaltar que um mesmo perfume pode causar diferentes impressões quando aplicado em outras pessoas. Isso ocorre porque a composição reage de maneiras distintas em cada pele, o que torna seu cheirinho ainda mais único.

Ainda assim, conhecer a composição e importância de cada uma das notas é uma ótima forma de encontrar o perfume ideal para você. Ficou curiosa? A seguir, você pode conferir mais sobre essa estrutura e, em nosso Guia Completo, também pode conhecer mais sobre famílias olfativas. 

Como funciona a pirâmide olfativa 

Já percebeu que assim que você borrifa o perfume ele exala um cheiro mais forte e, com o passar do tempo, essa fragrância sofre algumas variações? Então, é assim que pode ser definida a pirâmide olfativa.

Essa, na verdade, é uma forma de classificar os perfumes conforme as notas olfativas aparecem. Dessa forma, para entender o que são notas de perfume, confira a composição das pirâmides a seguir: 

Notas de Saída

Estão no topo da pirâmide e são as “menores”, por aparecerem brevemente após o perfume ser borrifado. Isso ocorre porque são as primeiras a serem sentidas pelo nosso olfato e evaporam mais rápido. 

Notas de Coração

As notas de coração têm esse nome por serem o “centro” de um perfume, transmitindo a personalidade da essência. Elas demoram mais para evaporar e podem ser sentidas quando o perfume começa a ser absorvido pela pele. Sendo assim, o cheiro dura, em média, de 2 a 6 horas. 

Notas de Fundo

Sabe quando você ainda sente o cheiro do perfume no seu pulso ao final de uma noitada? Então, essa é a fragrância presente nas notas de fundo, já que essa é a parte que mais fixa na pele.

Como funciona na prática? 

Viu só como não é tão complicado? A seguir, trazemos alguns exemplos de como essa estrutura funciona na prática e torna seus perfumes únicos e especiais. 

Black XS Masculino Eau de Toilette

O que são notas de perfume | Black XS Masculino Eau de Toilette | Blog Sieno!

Este perfume, por exemplo, pertence à família amadeirada e oriental. Porém, não se resume a isso! Dessa forma, conta com notas de saída de limão da Calábria e Kalamanzi, notas de corpo de âmbar negro e patchouli e notas de coração de canela, cardamomo negro e o praline. Essa combinação resulta em uma fragrância vibrante, potente e sensual. 

1 Million Masculino Eau de Toilette

O que são notas de perfume | 1 Million Masculino Eau de Toilette | Blog Sieno!

Essa fragrância é amadeirada especiada. Porém, como você já sabe, tem muito mais sobre o perfume em suas notas olfativas. Dessa forma, 1 Million conta com notas de topo de mandarina sanguínea, toranja e hortelã, notas de coração de canela, e, por fim, notas de fundo de âmbar, couro e patchouli indiano. O resultado é um aroma contrastante, mas super refrescante e sedutor. 

Good Girl Feminino Eau de Parfum

O que são notas de perfume | Good Girl Feminino Eau de Parfum | Blog Sieno!

Este é um perfume floral oriental extremamente marcante. Assim, possui notas de topo de amêndoa, café, bergamota, limão e notas de coração de tuberosa, jasmim sambac, flor de laranjeira e rosa búlgara. 

Para coroar, suas notas de fundo são fava tonka, baunilha, pralinê, sândalo, âmbar, almíscar, madeira de cashmere, patchouli. Dessa forma, essa opção destaca-se pela sua fixação e projeção. Por isso, Good Girl é excelente para mulheres elegantes e sensuais arrasarem em noites mais frias.

Encontre fragrâncias incríveis em nossa loja 

Viu como é importante saber mais sobre o que são notas de perfume? Assim, é muito mais fácil conhecer novas fragrâncias que têm tudo a ver com a sua personalidade única! 
Agora que você já sabe como analisar essa estrutura, não deixe de conferir as opções de perfumes importados femininos e masculinos disponíveis na loja online da Sieno por preços incomparáveis!

Acesse e aproveite nossas condições especiais de pagamento em até 10x sem juros e entrega para todo o Brasil!